Roube como um Artista – 10 dicas sobre Criatividade (Austin Kleon)

11:46:00

“Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”. Pablo Picasso
Foto: Pedro Freisleben

Austin Kleon, traduziu e explorou muito bem o significado dessa frase de Picasso, em seu livro “Steal like an Artist” (Roube como um Artista).

Não é um roubar no sentido de tirar do outro, mas no sentido de tomar para si, de tonar aquilo para da sua obra, parte de você, sua fonte de inspiração.

“Quando duas pessoas se cruzam e trocam seus cavalos, cada uma vai para casa com um cavalo; quando elas se cruzam e trocam suas idéias, cada uma vai para casa com duas idéias.” Provérbio chinês

Um dos pontos do livro é que Nada Vem do Nada, e e se todo trabalho criativo surge do que existiu antes, Nada é Totalmente Original.

Artistas são colecionadores não acumuladores, eles colecionam somente aquilo que gostam de verdade e, por isso, Kleon que você tenha um caderno de anotações para guardar tudo aquilo que te inspira. Inspire-se por aquilo que fala a tua alma.

Kleon sugere também que você crie sua árvore de inspiração com fotos e obras de seus heróis e que aprenda sobre eles e também sore quem os inspirou. Colete tudo e transforme em algo novo. Mas, seja como um curador e saiba o que deixar de fora.

Lembre-se que você é tão bom quanto as pessoas que te rodeiam. Por isso rodeie-se de pessoa brilhantes. Você é uma combinação de tudo que faz parte da sua vida.

Você pode fingir ser até que seja de verdade. Pode copiar até encontrar-se. Grandes bandas, por exemplo, começaram como covers de outras bandas. Grandes esportistas inspiram suas jogadas em outros, e misturam e adaptam à seu novo e próprio estilo. Mas não imite superficialmente, busque compreender a essência e o que está por detrás do trabalho do artista.

“Não escreva o que sabe, escreva o que gosta.
Escreva os Livros que quer Ler;
Desenhe a Arte que quer Ver;
Comece o Negócio que quer Administrar;
Toque a Música que quer Ouvir;
Crie os Produtos que quer Usar;
Faça o trabalho que quer Feito;”
Quem são seus heróis?
Quem são as pessoas que te inspiram?
Que legado que você deixará?
Qual é a tua Obra?
Inspire em seus heróis e crie algo novo que você poderia criar!

Aperitivos

“Uma das minhas teorias é a de que quando as pessoas dão conselhos, estão de fato apenas conversando com elas mesmas no passado.

Esse livro sou eu conversando com uma versão anterior de mim mesmo.

Essas são dicas que aprendi durante quase uma década tentando descobrir como fazer arte, mas uma coisa engraçada aconteceu quando comecei a compartilhá-las – percebi que não servem apenas para artistas. Servem para todo mundo.

Essas ideias servem para qualquer um que esteja tentando injetar criatividade em sua vida e trabalho. (Isso deve valer para todos nós.)

Em outras palavras: Esse livro é para você.
Quem quer que você seja, o que quer que você faça.

(p. 9)

“Se tivesse esperado para saber quem eu era ou o que eu queria fazer antes de começar a ‘ser criativo’, bem, eu ainda estaria sentado tentando me entender ao invés de estar fazendo o que quer que seja. Pela minha experiência, é no ato de criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos.

"Você está pronto. Comece a fazer.”

(p. 35)

“Fazemos arte porque gostamos de arte. Somos atraídos por certos tipos de trabalhos porque as pessoas que fazem esses trabalhos nos inspiram. Toda ficção, na verdade, é fan fiction.

"O melhor conselho que tenho a dar não é que você escreva sobre o que você conhece, é que escreva o que gosta. Escreva o tipo de história de que você mais gosta – escreva a história que você quer ler. O mesmo princípio se aplica à sua vida e carreira: Sempre que estiver perdido sobre o que fazer em seguida, pergunte-se: ‘O que faria disso uma história melhor?"

(p. 55)

You Might Also Like

0 comentários

Receba novidades do blog.

Facebook

Instagram